sábado, 12 de março de 2011

#Qual foi o pior país colonizador?


Você já se perguntou se, por acaso, o Brasil fosse colonizados por outra nação, que não fosse Portugal, como seria?
Dentre as nações mais colonizadoras do mundo, se destacam: Espanha, França, Holanda, Inglaterra e Portugal. Todos esses países já estiveram de olho no Brasil, chegando até a fundar cidades e apresentar sua cultura por aqui.
Toda essa disputa começou com o “Achamento” da América, porque descoberta ela já estava há muito tempo pelos povos nativos dessas terras, e se estendeu durante alguns séculos.
A Holanda perdeu vários territórios no Caribe, assim como também a França. Ambas para a toda poderosa Inglaterra. Essa disputa também se estendeu a África.
Mas o fato é... Portugal foi o pior colonizador? Ou seria a outro?

Para começar essa comparação é preciso se saber o que é IDH.
Que é o índice que mede os países levando em consideração fatores como a distribuição da renda, de saúde (taxas de mortalidade infantil e adulta) educação (taxas de alfabetização), desigualdades de oportunidades entre homens e mulheres, sistemas de governo entre outras.
Esse índice é feito em todos os países do mundo, e possui um ranking dos melhores até os piores colocados. Como você poderá acompanhar abaixo.
Os fatores investigados pelo IDH, estão profundamente ligados a estrutura do país. Portanto, em suas raízes e na sua colonização e através dessa pesquisa pode-se esclarecer muito sobre o comportamento do país colonizador.

Enfim, para responder essas questões, comparei o IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, de alguns (senão todos) países colonizados pelas nações descritas acima. Assim para instigar nossa imaginação e poder, nem que seja por pura utopia, imaginar como seria o Brasil colonizado por outro país, comparando-o com o desenvolvimento de todos os países que já foram colônia.


Portugal

Portugal mantinha colônias na África, Ásia e Oceania, além do Brasil. 
Comparando o Brasil aos demais países colonizados por Portugal, somos os mais desenvolvidos, no fator humano, ou seja, Educação, Cultura, Saúde, etc...


Espanha

A Espanha também “roubava” as riquezas latino-americanas e levava para a Europa, assim como Portugal. Porém, por medo de perder seus territórios para outra nação, povoou essas terras e assim desenvolve-as. Talvez, por isso mais países de língua espanhola tem um IDH maior, se comparado com os que falam português.

Inglaterra

Além de explorar as terras de sua autarquia, os ingleses a povoavam. Ou seja: Eles extraiam tudo que podiam, porém vinham morar nessas terras. Muitos territórios eram feitos de cadeia, punição pra quem infringisse alguma lei britânica. 


França

A França apenas explorava suas colônias, não tinham objetivo de povoá-las. Pois para eles a França era o melhor lugar do mundo. Além de perder vários territórios para a Inglaterra, dividiram erradamente os países francófagos na África, tribo inimiga com tribo inimiga no mesmo território. Com certeza o pior colonizador!


Holanda

Os mais oportunistas eram os holandeses. Tentavam invadir todos os territórios alheios, e sempre se devam mal. Suas colônias foram as últimas a serem emancipadas da Coroa . O Suriname não queria ser independente



O que todo esse Blá, Blá, Blá,  quer dizer?

Que através do IDH dos países que já foram colônias, podemos imaginar como seria o Brasil se não fossemos colonizados por Portugal.

1-) Portugal só colonizou intensamente o Brasil, depois que a França invadiu seu território na Europa. Caso contrário seriamos como as nação Luso-Africanas.

2-) Os ingleses poderiam ser os melhores colonizadores (se comparados aos outros povos europeus). Suas colônias sempre tiveram o intuito de ser uma extensão da Coroa, não somente um lugar para se extrair riquezas.

3-) Os franceses seriam os piores colonizadores, destruíriam o povo nativo e ainda por cima, roubariam as riquezas naturais. Coisa que portugal também fez, porém com o franceses seria incalculavelmente pior!

Então o pior país a colonizar outro é:


França




Parabéns (irônicamene, ok!?) por destruir metade do continente africano e abandonar o Haiti!


Seguida por: (Respectivamente)
Portugal
Holanda
Espanha
Inglaterra

Nenhum comentário:

Postar um comentário